Me apaixonei por aí #20

1 – FLIP 2015

Foto: Cristiano Muniz
Foto: Cristiano Muniz

Não tem como começar um post com as coisas mais legais que rolaram durante a semana e não falar da FLIP, que começou na quarta e tem Mario de Andrade como homenageado. Com todas as críticas possíveis e controvérsias em torno da Feira Literária de Paraty, é sempre bom celebrar e discutir literatura. Então, fiquemos com os olhos abertos ao que está rolando por lá.

2 – Política Nacional do Livro e preço fixo.

Foto: Marcos Santos/USP Imagens
Foto: Marcos Santos/USP Imagens

Outra coisa que devemos, e precisamos, prestar a atenção é a proposta de lei que visa fixar o preço do livro (até onde pesquisei o máximo de desconto seria de 10% no primeiro ano de publicação). O projeto de lei 49/2015, que institui a Política Nacional do Livro, ainda está em discussão no Senado, mas é exatamente nesse momento que temos a obrigação de nos manifestar. Já li algumas manifestações à favor, que levam em conta, em primeiro plano, os pequenos livreiros, pois são os que mais sofrem com a concorrência desleal das grandes redes, pois em razão da quantidade e acordos com as editoras e distribuidoras, elas conseguem praticar um preço mais baixo. Contudo, ainda não tenho uma opinião formada, pois entendo que devemos incentivar as pequenas e médias livrarias, com destaque para as localizadas fora dos grandes centros. Entretanto, em um país com um índice de leitura tão baixo, não estaríamos restringindo ainda mais o acesso ao livro? O preço estabelecido levaria em consideração, também, essa problemática? São questões que ainda não tenho claras respostas. Fica a discussão.

(Via Uol)

3 – Série de Vídeos sobre a obra de Paulo Freire

Os baixos índices de leitura do brasileiro são apenas um dos grandes reflexos do precário sistema educacional que possuímos, além de uma desvalorização “culturalizada” do poder, e dos profissionais, da educação. Sendo assim, acho importantíssimo relembrar, sempre, um dos maiores educadores do país e referência em diversos países, Paulo Freire, cuja obra foi  apresentada em uma série de vídeos no Youtube. Sem dúvida, vale a pena assistir.

(Via Catraca Livre)

4 – Revolta dos Malês no Cinema

Lázaro Ramos e Camila Pitanga
Quando estudamos as revoltas que ocorreram no Brasil do século XIX , ainda no período imperial, lemos sobre a Revolta dos Malês. Resumidamente, foi um levante dos negros de origem islâmica (malês), que, forçados a adotar a religião católica, iniciaram uma revolta com vistas a libertação dos escravos muçulmanos e a formação de um governo próprio. Como toda revolta do período foi duramente massacrada pelas forças imperiais, mas deixou sua marca na história do país. História essa que agora será contada no cinema. O longa ainda não tem previsão de estreia, apenas temos informações sobre o elenco, que deverá contar com Camila Pitanga, Lázaro Ramos e Thais Araújo, e se tudo der certo, veremos esse pedaço da nossa história ganhar vida na tela.
5 – Imagem de “Os Oito Odiados” divulgada
 Os Oito Odiados
Sou muito fã do Tarantino. Diálogos fortes, personagens e trilhas sonoras incríveis e muita, muita violência, e todo aquele sangue falso! Tenho meus preferidos, clássicos, como Pulp Ficiton e Kill Bill, e o novato Django Livre. Seu mais novo filme, um faroeste, com um título típico do gênero, Os Oito Odiados,  já tem uma imagem: Samuel L Jackon e Kurt Russel passando maus bocados em uma carruagem na neve.
Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s