Sobre a questão da mulher em Game Of Thrones

Quotation-George-R-R-Martin-women-people-Meetville-Quotes-200687

Temos mais uma cena “polêmica” em Game Of Thrones envolvendo violência contra a mulher. E uma vez mais as discussões nem sempre chegam ao núcleo do problema. É mais que “Livro x Série”. Quem me conhece sabe que não sou xiita no quesito adaptações, o próprio nome já diz, não será igual aos livros, não deve ser e não pode ser. Contudo, defendo que a essência da obra literária deva permanecer, e depois de emendar uma temporada na outra de Game Of Thrones, como bem sabem, é impossível não perceber que algumas adaptações não foram bem sucedidas, como Dorne, quase risível.

A retirada de personagens interessantes, principalmente mulheres, também não foi difícil de notar. O cerne de algumas personagens também foi alterado, suas trajetórias, sendo a violência contra a mulher, em grande parte não ocorrida nos livros, utilizada em algumas ocasiões para vitimizar ao invés de empoderar. Será que chocar o público e polemizar é mais importante do que a preocupação e cuidado em adaptar uma obra que retrata tão bem o papel da mulher, mesmo dentro das adversidades que o próprio universo proporciona? Não vou ficar aqui discorrendo sobre o assunto, deixarei alguns links da página Game Of Thrones BR, cuja leitura, não apenas do texto em si, mas dos comentários, acredito que contribuirá para que tenham uma opinião mais fundamentada. Concordando ou não. O importante é não apelar para “mimi” “recalque” , pois nem tudo, na verdade, a grande maioria das coisas na vida não se resumem à essas duas expressões. Valendo sempre lembrar que entretenimento não é apenas distração,  também é meio de perpetuar conceitos, culturas e ideais de uma sociedade.

E já respondendo: Não vou deixar de assistir a série, o que não me impede de criticá-la/questioná-la quando achar que devo.

Anúncios

Um comentário sobre “Sobre a questão da mulher em Game Of Thrones

  1. Concordo com você Bianca Fonseca, algumas obras têm como viés manter conceitos culturais obsoletos e preconceituosos, mas mesmo assim é sempre uma boa oportunidade  para discutir sobre eles a luz da razão.Sua admiradora .Anilza Azevedo

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s