Me apaixonei por aí #10

Tivemos uma semana um tanto quanto agitada aqui no Blog. Com a estreia da 5a temporada de GOT domingo, e com os livros e a série tão fresquinhos na cabeça, resolvi fazer um Especial sobre o assunto, com isso, não fiquei tão atenta à rede, como costumo fazer. Mesmo assim, pesquei algumas coisas que chamaram minha atenção.

1 – Imagens do Filme O Escaravelho do Diabo

O Escaravelho do Diabo 1

No primeiro Me Apaixonei por aí falei sobre minha animação com o início das filmagens da adaptação do livro de Lúcia Machado de Almeida, imaginem como não fiquei com a divulgação das imagens? Torcendo para o que filme seja um sucesso, como o livro.

(Via Cinema Uol)

2 – Projeto Minha Língua, Minha Pátria

ProjetoO jornal português Público e a Livraria Cultura promovem desde o dia 10/04 o projeto “Minha Língua, Minha Pátria”, cujo objetivo é reunir escritores portugueses e brasileiros, em um verdadeiro intercâmbio entre as produções literárias de ambos os países de língua portuguesa, debatendo, inclusive, clássicos como Fernando Pessoa e Eça de Queirós. Tal maravilha ocorrerá até o dia 15 de abril na Livraria Cultura Shopping Iguatemi em São Paulo. Os debates são de entrada livre e é bom conferir os horários com o local do evento.

(Via Blastingnews)

3 – Lista: Cinco livros pioneiros em seus gêneros literários

orgulho-e-preconceito_webCurto a ideias das listas, desde que tenhamos consciência de que por sua natureza serão questionáveis. A que me chamou a atenção esses dias foi uma com os cinco livros pioneiros em seus gêneros. Mary Shelley, Jane Austen, Jonathan Swift foram algumas nomes citados. É uma boa para quem quer começar pelo começo.

(Via Livros só Mudam Pessoas)

4 – Fotógrafo retrata paisagens com infravermelho

Ed_infraPara quem não sabe, sou apaixonada por fotografia, acho, inclusive, que está no Sobre aqui do Blog. As imagens que ganharam meu coração essa semana foram as do britânico Ed Thompson, que utilizando um filtro infravermelho retrata o que nossos olhos não veem, reunindo os cliques em uma exposição cujo títulos nos diz tudo: O Invisível. Os registros são incríveis e valem uma visita à página do fotógrafo, aqui.

(Via BBC)

5 – A literatura não tem de partir dos clássicos (?)

Créditos: Nik Neves/Editora Globo

O artigo não é dessa semana, mas como só li ontem, acho que vale. O assunto é antigo e controverso: O ensino da literatura (e de todo o conteúdo, na verdade) nas escolas.

Lembro de ter de decorar os períodos históricos das fases da literatura nacional e as características de cada uma, e é desesperador, como tratado no artigo, mas também tive leituras maravilhosas, como O Escaravelho do Diabo e Meu Pé de Laranja Lima, além de alguns títulos da Coleção Plenos Pecados da Editora Objetiva, já no Ensino Médio, e de clássicos como O Cortiço.

Concordo quando a autora diz que a literatura não deve (apenas) partir dos clássicos, mas acrescento: não deve esquecê-los. Eles devem, sim, serem tratados de outra forma, sem decoreba, sem resumos, assim como temos muito há ganhar com a literatura contemporânea sendo trazida para dentro de sala de aula. O mundo mudou, a educação também precisa. Enquanto a Finlândia está em um processo no qual busca abandonar a separação do ensino em disciplinas, ainda estamos doutrinando os jovens para serem aprovados em uma prova ~Vestibular~ . Óbvio que é simplória a comparação Brasil X Finlândia, mas não há como negar que tal divisão é artificial e antiquada, e que precisamos sair do século XVIII/XIX .

(Via Revista Galileu)

2 comentários sobre “Me apaixonei por aí #10

  1. Boa noite, Bianca FonsecaNunca me preocupei em responder ao seu blog, penso mesmo que não é esse o objetivo dele.Acompanho seus artigos com total imparcialidade,mas desta vez não pude me abster de comentar o que li  ” a literatura não tem …” e concordo totalmente com a sua opinião … também precisamos abandonar, o mais rápido possível ,a escola jesuítica. Parabéns !!!Anilza Fonseca

Deixe um comentário

