As Crônicas de Gelo e Fogo: O Festim dos Corvos (Livro IV)

o-festim-dos-corvos

Nossa saga particular de leitura continua no quarto livro das Crônicas de Gelo e Fogo. Em O Festim Dos Corvos, o mais curto, e ao mesmo tempo, mais longo dos livros da Saga, o jogo dos tronos continua, alguns participantes derrotados, outros caídos, ainda há os que ensaiam seu triunfal retorno. Muitos planos são construídos, alianças feitas e quebradas, como já é de praxe em Westeros.

Também tornou-se praxe adicionar a sinopse do Volume resenhado, com aquele maroto aviso aos curiosos de que há algumas informações sobre o enredo.

As Crônicas de Gelo” e “Fogo” prosseguem após o violento triunfo dos traidores. Enquanto os senhores do Norte lutam incessantemente uns contra os outros e os Homens de Ferro estão prestes a emergir como uma força implacável, a rainha regente Cersei tenta manter intacta a força dos leões em Porto Real. Os jovens lobos, sedentos por vingança, estão dispersos pela terra, cada um envolvido no perigoso jogo dos tronos. Arya abandonou Westeros rumo a Bravos, Bran desapareceu na vastidão enigmática para além da Muralha, Sansa está nas mãos do ambicioso e maquiavélico Mindinho, Jon Snow foi proclamado comandante da Muralha mas tem que enfrentar a vontade férrea do rei Stannis e, no meio de toda a intriga, começam a surgir histórias do outro lado do mar sobre dragões vivos e fogo… Em Porto Real, Cersei enreda-se cada vez mais nas teias da corte. Desprovida do apoio da família, e rodeada por um conselho que ela própria considera incapaz, é ainda confrontada com a presença ameaçadora de uma nova corrente militante da Fé. Como se desvencilhará de tal enredo?

 Ao ler as palavras acima, o leitor pode imaginar ser um livro repleto de ação e reviravoltas, mas engana-se, ou pelo menos não tem as expectativas atendidas. Ao fim do livro III encontramo-nos sedentos, ansiosos pelo desenrolar de algumas histórias, mas as páginas passam, os capítulos se arrastam, nomes se repetem e nada. Há pouca alternância de personagens diante da enormidade de vozes que a história possui, e aos que foi dada a oportunidade de falar, suas rotinas muitas vezes os consumiam. Alguns nadaram, nadaram e nadaram, para ao fim, morrerem na praia. Tramas, intrigas e maracutaias se desenrolaram, claro, é de GOT que estamos falando, mas outras são apenas mais do mesmo. Vemos pouco, ou melhor, quase nada da Muralha e dragões são só alusões distantes. Na verdade, o foco do livro é em Porto Real e adjacências, como Dorne e as Ilhas de Ferro. Entretanto, como Martin sabia que tal seleção não nos passaria despercebido, concedeu-nos uma explicação, e fez-nos uma promessa.

Após assistir algumas cenas do trailer da 5a temporada da série, a qual não acompanho, percebi que o livro IV nada mais será que um episódio, ou breves menções, pois ele, na verdade, poderia ter se desenrolado com metade do número de páginas, mas ser sucinto não é com Tio George.

Aguardem as cenas dos “próximos” capítulos no Livro V.

Anúncios

2 comentários em “As Crônicas de Gelo e Fogo: O Festim dos Corvos (Livro IV)”

  1. Adoro os livros, a série é muito linda. Na última temporada eu amei, agora assisto HBO GoT, eu estava animado em todos os momentos na ultima temporada, me desespero longa espera tanto tempo para ver o próximo, partilho horários, tenho certeza de que, depois de Então, espere, Game of Thrones vai cumprir as nossas expectativas.

    1. Eu curto mais os livros que a série, apesar de não ter como negar que ela está linda mesmo. Espero que a próxima temporada seja em 2018 e não em 2019 como estão comentando por aí. Bom final de temporada domingo para nós

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s