Me apaixonei por aí #4

Essa semana foi complicado escolher, teve muita coisa bacana rolando. Mas, para o post não ficar  excessivamente longo, tive de me render aos 5 mais.

1 – Obra de Debret será tema de exposição no Centro Cultural dos Correios

Debret

Minha relação com Debret vai além da Faculdade de História. Lidei com suas obras em mais de uma oportunidade nos tempos em que trabalhei na Biblioteca Nacional e, são incríveis. Não só pela arte em si, mas pelo retrato social de uma época. Nos 15 anos em que ficou no Rio de Janeiro ele pintou e anotou o cotidiano da cidade, nos dando uma visão única da sociedade carioca no século XIX. A exposição “O Rio de Janeiro de Debret”, da coleção Castro Maya, fará parte da comemoração dos 450 anos do Rio e , sem dúvida, valerá à pena.

O Centro Cultural dos Correios fica na Rua Visconde de Itaboraí, n° 20, Centro A abertura será no dia 4 de março às 19h, e a visitação vai até o dia 3 de maio de 2015. Lembrando que o horário de funcionamento é de terça-feira a domingo, das 12h às 19h, e a entrada é grátis.

(Via O Globo)

2 – Biblioteca Nacional resgata nomes da literatura feminina

Albertina BerthaA pesquisadora Anna Faedrich está resgatando, nos arquivos da Biblioteca Nacional escritoras pioneiras, como a carioca Albertina Bertha (1880-1953), que apesar de ter publicado diversos romances e obras filosóficas e aberto caminho para autoras consagradas, como Raquel de Queiroz e Clarice Lispector , teve o nome esquecido na literatura nacional. Dessa forma, o objetivo da pesquisa é estudar as mulheres escritoras da virada do século 20 para o 21 e entender porque ficaram desconhecidas ao longo do tempo. Ótima notícia tão próximo do Dia Internacional Das Mulheres!

(Via Portal Brasil)

3 – Maratona de Doctor Who na TV Cultura.

tumblr_mk54mpHMhk1r7cqb7o1_500A estreia da oitava temporada de Doctor Who está próxima, mas até lá a TV Cultura acalmará os fãs da série trazendo uma maratona completa, desde a primeira temporada (nova versão, 2001). Serão 116 episódios de segunda à sexta, às 20hs, começando dia 02 de março. Valendo!

(Via Omelete)

4 – Os Irmãos Karamázov versão Mangá.

os_irmaos_karamazov_manga_9788525431561_hdA LP&M lançou essa semana a versão Mangá do clássico da literatura russa Os Irmãos Karamázov, de Dostoievski. Algumas pessoas não curtem essas adaptações, são mais classicistas. Eu, apesar de não ser nenhuma super fã de mangá, acho bacana a ideia, ousada, mas interessante. Fiquei curiosa, por isso o link está aqui na listinha semanal.

(Via LP&M)

5 – Livros antigos viram tela de pintura

Composição livros antigos- russiaMais um trabalho de arte criado a partir de livros antigos. A artista plástica russa Ekaterina Panikanova trabalha com composições utilizando antigos livros abertos,  em seguida ela os pinta com diversas cenas. É possível notar a clara inspiração surrealista, que resultam em obras bem impressionantes.

(Via Blog LP&M)

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s