As Crônicas de Gelo e Fogo: A Tormenta de Espadas (Livro III)

A Tormenta de Espadas

Depois do que pareceram anos, chegamos ao Livro III das Crônicas de Gelo e Fogo, A Tormenta de Espadas. Primeiramente, a sinopse, mas sempre lembrando que é preciso ter cuidado com informações sobre a trama se você ainda não leu os dois primeiros volumes da saga, A Guerra dos Tronos e A Fúria dos Reis, e está aqui de curioso.

Enquanto os Sete Reinos estremecem com a chegada dos temíveis selvagens pela Muralha, numa maré interminável de homens, gigantes e terríveis bestas, Jon Snow, o Bastardo de Winterfell, que se encontra entre eles, divide-se entre sua consciência e o papel que é forçado a desempenhar. Robb Stark, o Jovem Lobo, vence todas as suas batalhas, mas será que ele conseguirá vencer os desafios que não se resolvem apenas com a espada? Arya continua a caminho de Correrrio, mas mesmo alguém tão destemida como ela terá grande dificuldade em ultrapassar os obstáculos que se aproximam. Na corte de Joffrey, em Porto Real, Tyrion luta pela vida, depois de ter sido gravemente ferido na Batalha da Água Negra; e Sansa, livre do compromisso com o homem que agora ocupa o Trono de Ferro, precisa lidar com as consequências de ser a segunda na linha de sucessão de Winterfell, uma vez que Bran e Rickon estariam mortos. No Leste, Daenerys Targaryen navega em direção às terras da sua infância, mas antes ela precisará aportar às desprezíveis cidades dos escravagistas. Mas a menina indefesa agora é uma mulher poderosa. Quem sabe quanto tempo falta para se transformar em uma conquistadora impiedosa?

O maior volume da saga, com 884 páginas, é também um divisor de águas e a consagração de George R. R. Martin. É incrível seu poder de dar não apenas vida, mas pontos de vista a tantos personagens, fazendo, inclusive, com que tenhamos sentimentos conflituosos com relação a alguns deles. Vamos do ódio à empatia, e até à compaixão, por um vilão que até então era tido como cruel e insensível. Assistimos ao mais racional de todos agir por puro ódio e vingança incalculada. Aquele que parecia invencível perde tudo em uma decisão equivocada, mostrando o jovem que ainda era. Mas outros mantém seu padrão de comportamento gerador de ódio entre os leitores, apenas justificando nossa já existente sede por seu sangue.

Personagens que tiveram capítulos arrastados no segundo livro tem mais destaque, como a Mãe dos Dragões, que em apenas uma palavra conquistou minha torcida. Por falar em destaque, uma parte afastada e fria de Westeros ganha bastante atenção de George R. R. Martin, A Muralha e as terras para-lá dela tomam muitos capítulos através dos olhares do bastardo mais amado, Jon Snow, e do gordinho mais sortudo e simpático, Samwell Tarly. E são os capítulos mais fantásticos, pois é lá, onde o inverno chega primeiro, que a imaginação e a magia são liberadas em sua forma mais completa.

Contudo, alguns parecem realmente estar na lista negra de Martin, pois não importa o quanto caminhem, não conseguem sair do lugar, apenas passam de uma situação ruim para outra, nunca se encontrando, mas talvez fortalecendo-se para o futuro, afinal, não temos ideia do que os aguarda.

Na verdade, não sabemos de muita coisa quando se trata da guerra dos tronos. Um dia você pode estar por cima e em outro em uma cova rasa, mas alguns personagens considerados secundários por muitos chamaram definitivamente a atenção dos leitores em razão do tamanho de suas manipulações e tramas. Novidades e perguntas nunca faltarão, e é assim que se encerra o ciclo de A Tormenta de Espadas, com a abertura de novas questões e surpresas que soam mais como sustos.

Os casamentos, esses, nunca mais serão os mesmos depois da leitura deste volume, ainda mais se você também assistiu ao filme argentino Relatos Selvagens. Nunca Mais!

Relatos Selvagens

Por fim, descobri que a 4a temporada da série na HBO tratava de parte do livro três, tendo em vista que eles não estão seguindo à risca os eventos de acordo com os livros. Ou seja, estou na frente de todo mundo que assiste a série, pois a leitura do quarto livro, O Festim dos Corvos, já começou!

Jon Snow

Quem não sabe de nada agora heim? Risos!

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s