As Aventuras de Sherlock Holmes

capa sherlock reedicao vol1_Layout 1

Maio está próximo do fim e eu não podia deixar passar em branco esse mês tão importante. Não, não estamos falando das noivas, mas sim de Sherlock Holmes. Dia 22 de maio de 1859 nascia Arthur Conan Doyle, o médico-escritor que deu vida ao detetive mais famoso da história.

Para comemorar a data resolvi tirar da estante uma reunião de contos intitulada As Aventuras de Sherlock Holmes, o Volume I de uma edição super bacana, comentada e ilustrada, publicada pela Editora Zahar.

Neste volume, podemos nos deliciar com 12 contos originalmente publicados entre 1891 e 1892 na Strand Magazine, estando entre eles o primeiro de todos, “Escândalo na Boêmia”, que por mais inusitado que possa parecer não há um crime sequer. E a palavra é exatamente essa INUSITADO, muitas vezes beirando o fantástico, é o que terminei por encontrar nessas páginas.

sherlock holmesO diferencial desta edição são as notas e comentários de Leslie S. Klinger, um famoso acadêmico sherlockiano. Eu, particularmente, não me ative a TODAS as notas, até porque (e aqui deixo a dica para quem se interessar nesta edição) muitas acabam dando spoilers de outros textos do autor. Entretanto, no Prefácio, ele escreve acerca do “Mundo de Sherlock Holmes”, o contextualizando, o que para uma historiadora foi difícil resistir, então, li apesar dos spoilers, e pude chegar a conclusões bem bacanas, como, por exemplo, que House é inspirado não apenas em Sherlock, mas na própria inspiração que deu origem ao detetive, praticamente, um looping de inspiração!

Falando em inspiração, divido com vocês um pensamento que me assola sempre que vejo The Big Bang Theory. Nunca parei para pesquisar a respeito (isso pode ser de conhecimento público e eu aqui maquinando), mas tenho praticamente certeza que o Sheldon tem um “quê” de Sherlock. E eis que, em O Nobre Solteirão,Holmes me solta a máxima “Isto aqui parece um desses indesejáveis convites para eventos sociais que nos obrigam a nos entediar ou a mentir.” Eu posso ver o Sheldon falando isso! Até os nomes se parecem. Sherlock. Sheldon.

Fonte: http://www.dailymail.co.uk

No que diz respeito ao que Leslie chama de “Imitações”, me permito a intromissão, já que em 2003 ele não teria como fazê-lo, de acrescentar Robert Downey Jr e Benedict Cumberbatch (♥♥) aos intérpretes de nosso amado detetive, o primeiro e não muito estimulante (Eu não desgosto do filme e curto bastante o Robert, mas falta algo quando se trata de Sherlock) no cinema, e o segundo uma das melhores versões de Sherlock já vistas pela minha pessoa, pelo menos.

Para finalizar, admito que, assim como Leslie, gosto de nutrir a falsa ideia de que Sherlock e Watson eram de carne e osso, fruto da vida real.

Believe in Sherlock!

Deixe um comentário

